quinta-feira, 16 de março de 2017

ESPÍRITO SANTO NA VIDA COMUNITÁRIA



ESPÍRITO SANTO NA VIDA COMUNITÁRIA
            Na minha vida e em meus estudos o que mais me fascina é tudo o que diz respeito às coisas de Deus.

Desde criança ouço dizer que " Deus é Amor " (Jo 4,8-16) e o Amor que é o primeiro Dom, contém todos os demais. Este amor "Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".(Rm5,5). De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade". Quer dizer, havendo um só Deus, existem nele três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho. Algo que não cabe no nosso entendimento, pois é um mistério de Deus, que coisa maravilhosa, o homem tem que se colocar no seu lugar de dependente de Deus.
A palavra o Paráclito, do grego "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador. Jesus nos apresenta ao Espírito Santo dizendo: " O Pai vos dará outro Paráclito" (Jo14,16).

O advogado defensor é aquele que, pondo-se de parte dos que são culpáveis devido a seus pecados os defende do castigo merecido, os salva do perigo de perder a vida e a salvação eterna. Isto é o que Cristo realizou, e o Espírito Santo é chamado "Paráclito" porque continua fazendo operante a redenção com a que Cristo nos livrou do pecado e da morte eterna.

O Espírito Santo com sua graça é o "primeiro" que nos desperta na fé e nos inicia na vida nova, uma vida em família, uma vida comunitária. Ele é quem nos precede e desperta em nós a fé. Entretanto, é o "último" na revelação da pessoa da Santíssima Trindade.

O Paráclito é a verdade, como o é Cristo. Os campos de ação em que atua o Espírito Santo são o espírito humano e a história do mundo.

A distinção entre a verdade e o erro é o primeiro momento da tal atuação. É o Espírito Santo quem torna possível que a verdade sobre Deus, o homem e seu destino, chegue até nossos dias sem alterações, apesar das mentiras que o demônio tenta incutir no mundo difamando Jesus, sua Mãe e a Igreja nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário